QUAL A DIFERENÇA DO PREÇO E VALOR DAS CRIPTOMOEDAS?

preço e valor das criptomoedas


O Preço e Valor das criptomoedas são conceitos completamente diferentes e que confundem a maioria das pessoas que iniciam sua carreira como investidor no mercado dos criptoativos.

No entanto, existem algumas diferenças básicas entre um e outro que podem te ajudar na hora de presumir o que é Valor e Preço das moedas digitais: preço é um conceito objetivo, já o valor, é subjetivo.

Mas, o que de fato isso significa?

Quando falamos que o preço é determinado por uma definição objetiva, então significa que essa medida é obtida através de dados concretos, isto é, empiricamente.

Por outro lado, o valor, que tem como definição a subjetividade, indica que sua medida é obtida através de uma série de variáveis, e definido de acordo com os ideais de cada um.

Mais fácil, não é? Porém, existem alguns aspectos interessantes para se levar em consideração na hora de presumir suas diferenças.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre o preço e valor de criptomoedas, e qual sua relação com a volatilidade. Vamos ver?

 

Preço de Criptomoedas: o que é?

O preço nada mais é que uma determinada quantia para compra de um determinado valor de criptomoedas em um determinado tempo.

Isso significa que o preço é o valor utilizado para compras e vendas, além de ser dependente de umas das regras essenciais do mercado, isto é, a lei da oferta e da procura.

Nesse aspecto, podemos dizer que o preço se refere a dados objetivos, pois reflete uma quantia em um determinado período de tempo.

Por exemplo, voltando lá no final de 2020, em 14 de novembro, o preço de uma moeda de Bitcoin variava em torno de R$ 87 mil reais; três dias depois, em 17 de novembro, o preço da moeda já oscilava em torno de R$ 91 mil reais.

 

Cotação

O preço do Bitcoin, por exemplo, sua cotação é definida em diversos pontos de negociações ao redor do mundo, podendo variar de moeda para moeda.

No entanto, estes valores se ajustam a partir de uma operação muito conhecida neste mercado, que são as operações de arbitragem.

Imagine que, se no Brasil o preço do Bitcoin está cotado à 1.000 reais e nos EUA à 1.600 reais, tudo o que se deve fazer é comprar Bitcoin e criptomoedas no Brasil e vendê-las pelo maior preço nos Estados Unidos para garantir um bom lucro.

Mas, apesar dessa ser uma boa oportunidade de gerar ainda mais grana para o seu bolso, nem sempre estas oscilações ocorrem por um grande período de tempo.

Isso acontece, porque em períodos de volatilidade, especialmente em tempos onde a cotação no mercado é desajustada, especuladores compram onde está mais barato e vendem por um preço maior que o anterior, resultando em preços similares entre si.

 

Valor das Criptomoedas: o que é?

O preço e valor das criptomoedas, como já explicamos, são termos bem diferentes entre si, o preço, por exemplo, é definido a partir de dados concretos, já o valor é determinado através da presunção de cada pessoa.

Sendo assim, podemos dizer que o valor das criptomoedas é um conceito subjetivo e de caráter individual – é o que os investidores determinam segundo às suas próprias concepções em relação ao preço de algum ativo.

A seguir, elencamos alguns aspectos que são utilizados pelos compradores na hora de determinar um valor em relação à uma criptomoeda. Confira:

 

  • Expectativa para criação de fundos emergências: especialmente se falarmos sobre as incertezas que envolvem a estrutura do sistema financeiro tradicional – aqui, podemos considerá-la a partir das perspectivas para o BTC, com base em suas características e outros detalhes;
  • Intenção de ganhos: seja em investimentos de ativos ou de acordo com as movimentações do mercado;
  • Exploração do potencial de uso da lógica tecnológica
  • Exploração de sistema de pagamentos alternativos: podendo ter viés anarquista ou libertários, e até mesmo tendo em base questões financeiras ou comerciais.

 

Volatilidade

Agora que já sabemos o que é preço e valor das criptomoedas, que tal entender a relação entre estes dois termos com a volatilidade?

A partir de uma visão financeira, volatilidade é uma propriedade relacionada aos preços.

Isso pode parecer difícil, mas na prática, significa a variação de preços de uma determinada criptomoeda, em relação a períodos de tempo diferentes.

 

Conclusão

Em resumo, o preço e valor das criptomoedas são propriedades distintas, porém com viés igualitário, uma vez que é necessário uma para que a outra possa existir.

Sendo assim, os dois podem se diferenciar em muitos aspectos e até confundir a cabeça dos mais leigos.

Mas vale ressaltar que o preço se refere a uma medida objetiva e presumível; por outro lado, o valor é um conceito mais abrangente, variando de pessoa para pessoa, e de acordo com as suas próprias presunções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são expressões idiomáticas? Guia completo para entender e usar no dia a dia

5 Mitos sobre a Língua Portuguesa

Por que um dicionário é um recurso indispensável para escritor