Como conseguir bolsa com nota do ENEM?


Você sabia que é possível obter bolsa com nota do ENEM? A partir disso, então, você pode conquistar o sonho universitário e, de quebra, obter descontos ou abatimento integral das mensalidades em universidades particulares.

Existem duas formas de obter uma bolsa, nesses casos. Primeiramente, em razão de um programa do Governo Federal que já existe há 16 anos. Igualmente, por causa de programas próprios das instituições de ensino.

Para isso, então, é indispensável que o aluno preste o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A partir de então, pode fazer uso da nota obtida para obter benefícios financeiros e estudantis. Abaixo, conheça mais sobre essas bolsas de estudo.

 

Como conseguir bolsa de estudo com nota do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre todos os anos no Brasil. As notas do ENEM se voltam a diversos objetivos. Um deles é medir a capacidade de conhecimento dos estudantes brasileiros. Outros, então, permitem a entrada na universidade.

A entrada no ensino superior com auxílio da nota do ENEM ocorre nas instituições públicas que a utilizam como método de seleção. Por outro lado, para universidades privadas ela pode significar a obtenção de uma bolsa de estudos. Ou seja, livrar-se da mensalidade ou de parte dela.

Abaixo, veja em quais situações é possível conseguir uma bolsa com nota do ENEM e alcançar o diploma universitário sem gastar com isso.

Programas próprios de universidades

Primeiramente, é possível obter uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior a partir de programas próprios da universidade. Em outras palavras, a maioria das faculdades oferece condições próprias de concessão de descontos ou abatimento de mensalidade.

Assim, elas podem fazer uso da nota do ENEM. Contudo, não raro também consideram o posicionamento do estudante no ranking do vestibular da própria instituição. Por isso, quem tiver interesse nesse tipo de bolsa deve contatar a universidade de interesse para saber das opções.

PROUNI: Veja como conquistar bolsa com nota do ENEM

Por outro lado, o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) também é uma ótima opção. Ele está vigente desde 2005. Com ele, milhões de estudantes brasileiros já conquistaram da vaga com benefícios em universidades particulares que estão presentes em todo o país.

Ou seja, o programa é exclusivo para as instituições de ensino privadas. Por outro lado, os alunos que conquistam vaga por meio do PROUNI recebem, em contrapartida, benefícios referentes às mensalidades.

Assim, por exemplo, é possível conseguir bolsa integral. Nesse caso, há dispensa completa de exigência de mensalidade do aluno. A segunda opção corresponde à bolsa parcial. Ela dá descontos na mensalidade que variam quanto à porcentagem.

Esse programa que concede bolsa com a nota do ENEM surgiu a partir de uma parceria entre o Governo Federal e as universidades privadas. Assim, estas auxiliam a aumentar o nível de escolaridade do brasileiro ao mesmo tempo em que recebem benefícios fiscais, como descontos de impostos.

O programa, entretanto, não está disponível para todos os estudantes. Na verdade, apenas os brasileiros que possuem baixa renda podem fazer uso desse tipo de bolsa de estudos. Abaixo, então, confira quais são os requisitos para participar dessas oportunidades.

Requisitos do PROUNI

Somente pode requerer uma bolsa com a nota do ENEM quem se enquadrar nesses requisitos:

  • Tenha realizado o ENEM no ano anterior, ou pelo menos 01 vez desde 2010;
  • Não ter zerado a prova de redação e ter no mínimo pontuação 450 na prova;
  • É crucial que o aluno tenha realizado o ensino médio em escola pública, com exceção para alunos com deficiência ou da rede particular com bolsa integral.
  • Ter, para bolsa integral, renda familiar bruta de até 01 salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.650);
  • Para bolsa parcial, com 25% a 50% de descontos, ter renda familiar que não ultrapasse 03 salários mínimos por pessoa.

Como fazer a inscrição e participar da seleção de bolsa com nota do ENEM no PROUNI?

Para terminar, agora que você já sabe o que é o PROUNI e quem pode se candidatar às vagas universitárias com bolsas de estudo, cabe entender como é possível requerer o benefício de descontos nas mensalidades.

Em primeiro lugar, é crucial que você se atente às datas. Anualmente o programa abre vagas para inscrições tanto no início do ano quanto na metade dele. Com isso, faz-se necessário se inscrever, o que deve ser feito dentro do site do programa.

Uma vez que a inscrição para conseguir bolsa com a nota do ENEM é feita, há a análise do preenchimento de requisitos pelo aluno. Igualmente, a análise da sua nota e a comparação dela com uma nota de corte.

Assim, quem se enquadra nos requisitos e apresenta boas notas no exame nacional recebe uma notificação caso obtenha uma bolsa. Ela tem envio eletrônico e, também, para o endereço físico do aluno.

Dessa maneira, caso você sonha com o certificado universitário não deixe de considerar utilizar o programa que dá bolsa com nota do ENEM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são expressões idiomáticas? Guia completo para entender e usar no dia a dia

Por que um dicionário é um recurso indispensável para escritor

5 Mitos sobre a Língua Portuguesa