Como lavar o enxoval do bebê e mantê-lo saudável e cheiroso?

como lavar enxoval de bebe


Enfim a grande alegria da casa chegou! O bebê tão aguardado veio trazer felicidade e também alguns desafios, como tentar manter o seu sono em dia, organizar a rotina de alimentação e sono dele e como lavar o enxoval do bebê.

O guarda-roupa do nenê cresce diariamente, por motivos óbvios e também se diversifica à medida que ele cresce. Mas em comum existem os cuidados com a lavanderia das roupas de recém-nascido.

Além de serem peças muito delicadas, elas estarão em contato com uma pele que ainda está em processo de amadurecimento imunológico. Uma sujeirinha pode causar um problema de saúde que poderia ser evitado.

Por isso, os cuidados devem ser redobrados com as roupas do bebê. Neste artigo, separamos dicas e recomendações para ajudar na limpeza e na conservação das roupas da sua princesa ou do seu príncipe!

Não esqueça de lavar a roupa do bebê antes do usar!

Esse é um cuidado óbvio, porém muitas pessoas esquecem e usam suas próprias roupas pela primeira vez sem lavar. No caso das roupinhas de bebê, esse cuidado é redobrado.

As roupas infantis passam por diversos ambientes desde a fabricação, em contato com poeira, resíduos industriais e microrganismos durante a estocagem. 

Uma boa lavagem evita o risco de contrair alergias, doenças de pele e respiratórias, que aumenta no bebê, pois seu sistema imunológico está em desenvolvimento.

Quando começar a lavar as roupas do enxoval do bebê?

O recomendado é começar a lavar todas as peças de roupa do bebê a partir da 30ª semana de gravidez para que estejam prontas com alguma antecedência (não muita) e você não precise administrar um grande volume às vésperas de dar à luz.

Como são roupas pequenas e que demoram para acumular para uma lavagem de máquina, uma boa opção é usar um serviço de lavanderia, e economizar água e energia em casa.

Lavar roupas do bebê exige cuidados especiais!

A lavagem de roupas de bebê requer muita atenção em diversos pontos, da escolha das peças à passadoria. Como sabemos, é um enxoval que muda de quantidade e de predominância de peças quase diariamente. 

Portanto, o cuidado deve ser redobrado para não perder roupas – além do custo, você não vai querer danificar aquele body especial que é presente da sua mãe!

1 – Consulte sempre a etiqueta antes de lavar e passar

É a primeira e básica dica, porém muitas pessoas perdem roupas por descuidar das instruções nas etiquetas, onde os fabricantes definem se a roupa pode ser lavada na máquina, lavada à mão e outros detalhes. São dados que ajudam, inclusive, em uma reclamação de defeito.

2 – Classificar e lavar as roupas do bebê separadas das demais

E aqui se trata de todas as pessoas mesmo – até os irmãos mais crescidinhos, pois ao juntar, elas entram em contato com sujeiras de roupas maiores, prejudicando a lavagem e a integridade das roupas. O ideal é fazer esse processo até os dois anos de idade.

Além disso:

  • Faça sempre a lavagem interna da máquina antes;
  • Separe as roupas por cor e tecidos;
  • Use saquinhos de lavagem para proteger as peças mais frágeis.

3 – Use sempre sabão neutro e ciclo de roupas delicadas

Mesmo higienizando apenas as roupas do bebê, o ciclo delicado de lavagem impede que o movimento da máquina interfira demais nas peças. Para lavar, use apenas sabão de roupa específico para bebês para evitar que compostos químicos causem alergia.

4 – Como secar as roupinhas de bebê?

Porque são pequeninas, não precisam de atenção na secagem? Não! Essa é uma etapa que exige a atenção que damos à lavagem de roupas sociais, por exemplo.

  • As roupas de bebê brancas podem ser secadas ao sol – o que ajuda a matar microrganismos que ainda estejam nos tecidos;
  • As roupas de bebê coloridas devem secar à sombra e ao avesso para preservar as cores.

Com qual frequência lavamos o enxoval do bebê?

Como o uso das roupinhas de nenê é muito intenso no dia a dia, os pijamas, bodies e as outras roupas devem ser lavados diariamente. Já sobre a lavagem de roupa de cama de bebê, se as peças não estiverem muito sujas, deve ser feita a cada cinco dias.

Como podemos ver, lavar roupas do nenê, além de ser uma tarefa diária – pelo grau de sujidade que naturalmente é maior – também exige atenção com vários detalhes.

O risco de perder roupas por algum descuido na correria do dia a dia é grande. Por isso, usar os serviços de lavanderia especializada da BonaSecco é uma ótima alternativa para garantir roupas lavadas da forma correta – totalmente higienizadas e cheirosas. 

E você pode pedir a coleta e a entrega das roupas em casa e garantir mais tempo livre com seu bebê, aproveitando essa fase linda da sua vida e da dele! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são expressões idiomáticas? Guia completo para entender e usar no dia a dia

Criação de conteúdo: formatos tendência para seu público alvo

Como monetizar meus conteúdos no Instagram